TRIBUTO À PESSOA QUE DESCOBRIU A P.A E A P.G
É ...é isso mesmo...o título desta crônica é ‘’ tributo à pessoa que descobriu a P.A e a P.G’’...P.A e P.G...Calma, não é nenhuma alusão a partidos políticos e tão pouco às gírias criadas em salas de bate-papo.Refiro-me às irmãs P.A(progressão aritmética) e P.G(progressão geométrica).E se, por acaso, você souber o nome do matemático, que em um belo dia de verão não tinha nada para fazer e resolveu criar estes cálculos, diga-me a fim de que eu possa mudar o título.
Sei que, essa notável mente não se encontra mais neste mundo,mas se ainda estivesse viva lhe daria uma forte abraço.Na verdade, poderia haver um Nobel para quem não tinha nada para fazer e, sem querer, descobriu aquilo que no futuro seria a dor de cabeça de alguns estudantes.
A julgar pelo processo como este conteúdo é desenvolvido, no mínimo um troféu deveria simbolizar esta mente criativa e um pouco sagaz...Sim!Porque tudo começa com uma simples fórmula, por exemplo: an=a1+(n – 1)r, mas depois o sistema complica-se.
Em um segundo momento, os enunciados não são tão simples...aparecem sobrecarregados de enigmas e surpreendem aqueles que acreditavam na economia dos neurônios.É notório, também, verificar a presença de alguns personagens e objetos que aparecem apenas para nos confundir ainda mais.Exemplo:Devido ao formato de um sala de espetáculos, há 20 poltronas na 1 fileira, 24 na segunda, 28 na terceira e assim por diante.Se há 80 lugares quantas são as fileiras de poltrona dessa sala?
A propósito, a questão supracitada veio em um concurso público .Perdi valiosos minutos para tentar resolvê-la.Fiz de tudo: desenhei as poltronas , imaginei as pessoas sorridentes...lembrei do decoreba da 7 série, mas não adiantou...errei a questão.
Não sei se devo este discurso a uma única pessoa, pois pode ser que estas progressões devam ter surgido através de um congresso de matemáticos, os quais na tentativa de criar algo tão envolvente quanto à teoria de Darwin chegaram a estes cálculos ou, quem sabe, dois times de futebol, Palmeiras Atleticano(PA) e Portuguesa Gol(PG), cansados da rotina decidiram inventar estas progressões.
Apesar das situações; da minha mania de perseguição, agradeço a quem descobriu este cálculo...é o maior paradoxo da jornada estudantil; fantástico e tenebroso; belo e terrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário